JMJ Rio2013
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
Pontificado de Bento XVI terminou - Fevereiro/2013
Desde às 20 horas (horário de Roma, 16h em Brasília), desta quinta-feira, 28, terminou o Pontificado de Bento XVI, após quase oito anos à frente da Igreja Católica, e teve inicio o período de Sé Vacante. Esse horário foi escolhido pois era a hora em que Bento XVI costumava terminar seu dia de trabalho.
Como sinal do fim do Pontificado de Bento XVI, o Cardeal Carmelengo, que atualmente é Dom Tarcísio Bertone, irá quebrar o Anel do Pescador (anel do Papa), à espera do novo Pontífice, como estabelece a Constituição Apostólica Universi Dominici Gregis.
O Anel do Pescador é o sinal visível da autoridade do Papa, que ele recebe em momento solene no início do seu Pontificado e usa no dedo anular direito. O anel confeccionado em ouro, traz gravado o nome do Pontífice e a imagem em relevo do Apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Com a morte de cada Papa, ou neste caso, a renúncia, o Cardeal Camerlengo quebra o simbolo na presença dos representantes do Colégio dos Cardeais.
Durante a Sé Vacante, toda a Igreja é convidada a se unir em oração, aos Sagrados Pastores e aos Cardeais eleitores do Sumo Pontífice, e "implorar a Deus o novo Papa como dom de sua bondade e Providência". orienta a constituição Universi Dominici Gregis.
Confira as perguntas mais frequentes sobre o futuro de Bento XVI:
-Bento XVI vai aparecer em público após a renúncia?
Não estão previstas aparições após o dia 28 de Fevereiro. Em sua chegada ao Castel Gandolfo, Bento XVI apareceu para saudar os vizinhos e visitantes da fachada principal da Casa Pontifícia. Esta foi a sua ultima aparição publica.
- Onde Bento XVI irá morar?
Bento XVI residirá em castel Gandolfo de 28 de Fevereiro até o final de Abril ou início de Maio. A partir de então, o Papa Emérito residirá no Mosteiro 'Mater Ecclesia' no Vaticano. Até Outubro de 2012 resisiam ali as irmãs de Clausura Visitandinas. os trabalhos de reforma foram iniciados em Novembro de 2012 e serão concluídos no próximos meses.
- Porque o pontífice escolheu ficar num mosteiro no Vaticano e não retornar à Baviera, sua terra natal?
Bento XVI não mencionou claramente, mas a presença e oração de Bento XVI no Vaticano dá uma continuidade espiritual ao papado. Além disso, bento XVI mora no Vaticano há mais de três décadas.
- Quem vai assessorar o Papa Emérito?
Quer em Castel Gandolfo, quer no Mosteiro 'Mater Ecclesia', bento XVI será acompanhado por Dom Georg Gaenswein, seu secretário particular, que permanece no cargo de Prefeito da Casa Pontifícia.
- Bento XVI continuará a usar a batina branca?
Sim, pois ele não deixa de ser um Papa, só não está no comando de Roma. Bento XVI não usará mais a capa vermelha, uso exclusivo só dos Pontífices do trono de Roma.
Kalen Galvan
Da Redação da Comunidade Católica Canção Nova, com agências.
O Vaticano enviará nesta Sexta-Feira, dia 1º de Março, a convocação oficial para que os cardeais se dirijam a Roma para participar do conclave que escolherá o sucessor do Papa Bento XVI.
Igreja Católica em Sé Vacante - Fevereiro/Março
As 20 horas (horário de Roma - 16h no Brasil) do dia 28 de Fevereiro de 2013, as portas da Residência Papal de Verão em Castel Gandolfo foram fechadas, sinalizando o fim do pontificado de Bento XVI e início da Sé Apostólica Vacante.
Rezemos pela unidade da Igreja e pelos processos de eleição do novo Papa.
Fonte:
site Eai?Tchê
www.eaitche.com.br
Ultimos minutos de Bento XVI - Fevereiro/2013
Logo mais o Papa Bento XVI será um Papa Emérito, deixando o seu trono em Roma, e a Igreja entrará em Sé Vacante.
Acompanhe tudo ao vivo direto do Vaticano, no site abaixo:
http://www.lookfortv.com/pt/countmedia.php?c=3824
Acompanhe tudo ao vivo direto do Vaticano, no site abaixo:
http://www.lookfortv.com/pt/countmedia.php?c=3824
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
Aviso: Retorno do ONDA - Março/2013
Comunicamos a comunidade que neste próximo Domingo, dia 03 de Março, o Movimento de Jovens ONDA (Objetivo Novo De Apostolado) retorna as suas atividades, para aqueles que já fizeram o Curso.
Os integrantes e tios convidam a todos para a Missa do ONDA, as 9h. o Encontro vai das 10h até as 12h.
Aviso: Retorno CLJ - Março/2013
Comunicamos aos Jovens de nossa Comunidade que neste próximo Sábado, dia 02 de Fevereiro, retornam as atividades do Movimento de Jovens CLJ (Curso de Liderança Juvenil). E os integrantes do movimento e tios convidam a todos os jovens de 14 anos pra cima a participar.
O Encontro começa as 15h30m e vai até as 18h, onde após acontece a Santa Missa (19h).
Aviso: Adoração ao Santíssimo - Março/2013
Comunicamos que as Adorações dos Ministros feitas nas primeiras Quinta de cada mês, mudou para os primeiros Domingos.
- Próxima Sexta, dia 1º de Março, Adoração ao Santíssimo, as 17h30m e após a Santa Missa com a Via-Sacra (18h);
- Próximo Domingo, dia 03 de Março, haverá na Comunidade Matriz, Adoração ao Santíssimo, as 8h30m.
- Próxima Sexta, dia 1º de Março, Adoração ao Santíssimo, as 17h30m e após a Santa Missa com a Via-Sacra (18h);
- Próximo Domingo, dia 03 de Março, haverá na Comunidade Matriz, Adoração ao Santíssimo, as 8h30m.
Convidamos a todos para nos unirmos mais a Jesus Cristo, neste tempo de Quaresma, e o adorá-lo nos preparando para a Páscoa
Aviso: Reunião da Liturgia - Fevereiro/2013
Comunicamos a todas as lideranças de Pastorais e Movimentos, que comparecem, à reunião da Liturgia, na próxima Quinta-Feira, dia 28 de Fevereiro, as 20h, na Casa Canônica.
2º Domingo da Quaresma - Fevereiro/2013
Evangelho: Lucas 9, 28b-36
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, Jesus levou consigo Pedro, João e Tiago, e subiu à montanha para rezar. Enquanto rezava, seu rosto mudou de aparência e sua roupa ficou muito branca e brilhante. Eis que dois homens estavam conversando com Jesus: eram Moisés e Elias. eles apareceram revestido de glória e conversavam sobre a morte, que Jesus iria sofrer em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam com muito sono. Ao despertarem, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com ele. E, quando estes dois homens se iam afastando, Pedro disse a Jesus: "Mestre, é bom estarmos aqui. Vamos fazer três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias." Pedro não sabia o que estava dizendo. Ele estava ainda falando, quando apareceu uma nuvem que os cobriu com sua sombra. Os discípulos ficaram com medo ao entrarem dentro da nuvem. Da nuvem, porém, saiu uma voz que dizia: "Este é o meu Filho, o Escolhido. Escutai o que ele diz!" Enquanto a voz ressoava, Jesus encontrou-se sozinho. Os discípulos ficaram calados e naqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.
- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
Tempo Quaresmal - Fevereiro/2013
A palavra quaresma deriva do latim quadragesima, isto é: o quadragésimo (40º) dia antes da da Páscoa. É tempo de preparação para a celebração anual do mistério pascal. Tem a duração de quarenta dias, sem contar os domingos, nos quais não se faz penitencia. Começa na quarta-feira de cinzas e vai até a manhã de quinta-feira santa, com a celebração da benção dos santos óleos.
O numero quarenta tem, na bíblia, grande força simbólica: quarenta anos transcorrido pelo povo no deserto; quarenta dias em que Moisés e Elias se prepararam para encontrar-se com Deus no monte Horeb; quarenta dias e quarenta noites: duração do dilúvio; por quarenta dias Jonas pregou a penitência aos habitantes de Nínive; o próprio Jesus passou quarenta dias no deserto, lutando contra as tentações e preparando-se para a missão. Quarenta indica tempo de caminhada, purificação, renovação espiritual.
Com a Quaresma, inicia-se o ciclo pascal, cujo ponto mais alto é o tríduo pascal (sexta-feira santa, sábado santo e domingo da ressurreição), se prolonga até a solenidade de Pentecostes.
Os domingos do tempo quaresmal são chamados de I,II, III, IV e V domingos da Quaresma. O sexto domingo, no qual se inicia a semana santa, chama-se domingo de ramos e da paixão do Senhor.
Aspectos simbólicos e sugestões pastorais:
* Cor Roxa: Tem sentido penitencial. No 4º domingo, porém, por ser considerado da alegria, pode-se usar a cor rosa.
* Imposição das Cinzas: Na Bíblia, como na maioria das religiões antigas, as cinzas simbolizavam a insignificância humana. Diante de Deus, o ser humano é frágil e pecador. Por isso, a liturgia das cinzas, quarta-feira, lembra aos fiéis sua condição de criatura pecadoras e a necessidade de conversão.
* Celebração Penitencial: A comunidade reúne-se para ouvir a palavra de Deus, que convida à conversão e anuncia a nossa libertação do pecado pela morte e ressurreição.
* Sacramento da Reconciliação: Além das celebrações penitenciais, nem sempre acompanhadas do sacramento da reconciliação, a Igreja incentiva a prática da confissão sacramental. É ocasiões favorável para o discípulo de Cristo voltar-se para Deus. Esta conversão interior, que compreende o arrependimento do pecado e o propósito de uma vida nova, expressa-se "pela confissão feita à Igreja, pela necessária satisfação e pela mudança de vida."
* Jejum: O jejum é prescrito para a Quarta-Feira de Cinzas. Nos outros dias, cada pessoa pode oferecer a Deus, com a inspiração do Espírito Santo, a penitencia que se impõe. Entretanto, os atos exteriores (jejuar, por exemplo) evem ser íntima relação com a conversão interior. Seria inútil a pessoa abster-se de alimentos e não se empenhar para melhorar seu relacionamento com Deus e com o próximo.
* Oração: Os cristãos são convidados a intensificar a oração pessoal e comunitária, como expressão de intimidade com Deus e desejo profundo de realizar a sua vontade.
* Prática da Caridade: Os fiéis são incentivados, pelas diversas orações, à prática da justiça e do amor fraterno. o 3º prefácio da Quaresma convida-nos a quebrar nosso orgulho e imitar a misericórdia de Deus, repartindo o pão com os necessitados.
* Palavra de Deus: A Igreja oferece um verdadeiro "banquete" de textos bíblicos apropriados à Quaresma, e incentiva os fiéis a ouvir com mais frequência a Palavra de Deus.
* Cantos adequados: Usar, de preferencia, cantos inspirados nos textos bíblicos e litúrgicos. É vasto o repertório de músicas e cantos propostos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
* Ausência do Aleluia: Durante a Quaresma, a Igreja deixa de proclamar o Aleluia, para entoá-lo solenemente na vigília pascal, enfatizando assim a importância e o caráter festivo da Páscoa.
* Instrumentos Musicais: Os instrumentos musicais são permitidos apenas para sustentar o canto.
* Flores: Pede-se discrição quanto ao uso de flores no espaço celebrativo. Essa ausência de decoração, na Quaresma, tem a finalidade de recordar o tempo de penitência e de caminhada para a solene celebração da Páscoa.
* Sineta ou Carrilhão: A sineta tocada pelos coroinhas durante as celebrações, durante o tempo da Quaresma ela fica em "silêncio", pois ela significa a Voz de Deus, a alegria do céu e a Terra, e neste tempo recordamos a penitência, a sineta só é tocada na Semana Santa, no Domingo de Ramos, no Glória de Quinta Santa, Sábado Santo e no Domingo.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
Retorno Grupo da Paz - Fevereiro/2013
Avisamos a todos os meninos e meninas, de 8 à 12 anos de idade, que neste próximo sábado, dia 23 de Fevereiro de 2013, recomeça os encontros do Grupo da Paz, Coroinhas e Martinhas.
Local: Sala dentro da Igreja.
Horário: 14h15m até as 16h.
Neste sábado é a nossa missa do Grupo da Paz e o nosso encontro vai das 14h15m até o horário da Santa Missa, as 19h.
Objetivo: "Servir no altar, auxiliar o sacerdote, despertar a vocação religiosa e criar um vínculo de amizades."
domingo, 17 de fevereiro de 2013
1º Domingo da Quaresma - Fevereiro/2013
- O Senhor esteja convosco!
- Ele está no meio de nós!
- Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
- Glória a vós, Senhor!
Naquele tempo, Jesus, cheio de Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. O diabo tentou Jesus, e disse: "Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão". Jesus respondeu: "A Escritura diz: 'Nem só de pão vive o homem'". O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo e lhe disse: "Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu." Jesus respondeu: " A Escritura diz: ' Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirá'". Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: "Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Porque a Escritura diz: 'Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!' E mais ainda: 'Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em algumas pedras'". Jesus, porém, respondeu: "A Escritura diz: 'Não tentarás o Senhor teu Deus'". Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.
Naquele tempo, Jesus, cheio de Espírito Santo, voltou do Jordão, e, no deserto, ele era guiado pelo Espírito. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias. Não comeu nada naqueles dias e, depois disso, sentiu fome. O diabo tentou Jesus, e disse: "Se és Filho de Deus, manda que esta pedra se mude em pão". Jesus respondeu: "A Escritura diz: 'Nem só de pão vive o homem'". O diabo levou Jesus para o alto, mostrou-lhe por um instante todos os reinos do mundo e lhe disse: "Eu te darei todo este poder e toda a sua glória, porque tudo isto foi entregue a mim e posso dá-lo a quem quiser. Portanto, se te prostrares diante de mim em adoração, tudo isso será teu." Jesus respondeu: " A Escritura diz: ' Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirá'". Depois o diabo levou Jesus a Jerusalém, colocou-o sobre a parte mais alta do Templo e lhe disse: "Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo! Porque a Escritura diz: 'Deus ordenará aos seus anjos a teu respeito, que te guardem com cuidado!' E mais ainda: 'Eles te levarão nas mãos, para que não tropeces em algumas pedras'". Jesus, porém, respondeu: "A Escritura diz: 'Não tentarás o Senhor teu Deus'". Terminada toda a tentação, o diabo afastou-se de Jesus, para retornar no tempo oportuno.
- Palavra da Salvação!
- Glória a vós, Senhor!
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
50ª Campanha da Fraternidade da CNBB
Em 2013, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) promove, pelo 50° ano consecutivo, a Campanha da Fraternidade.
Nascida já com esse nome em 1962 na Arquidiocese de Natal, então comandada por Dom Eugênio Sales, a iniciativa foi um sucesso, e a partir de 1964 começou a ser celebrada em caráter nacional. Ao longo de cinco décadas, diversos temas foram abordados, sempre focados nas questões da Igreja e do povo do Brasil.
Neste ano de 2013, a juventude, (que já foi tema em 1992) voltou a ser o centro da campanha.
Nascida já com esse nome em 1962 na Arquidiocese de Natal, então comandada por Dom Eugênio Sales, a iniciativa foi um sucesso, e a partir de 1964 começou a ser celebrada em caráter nacional. Ao longo de cinco décadas, diversos temas foram abordados, sempre focados nas questões da Igreja e do povo do Brasil.
Neste ano de 2013, a juventude, (que já foi tema em 1992) voltou a ser o centro da campanha.
Além do tema, a Campanha da Fraternidade sempre tem um lema, geralmente um versículo bíblico a partir do qual se desenvolvem as reflexões sobre o assunto tratado. Também há sempre um cartaz e um hino.
Veja a seguir todas as Campanhas da Fraternidade:
1964 - Igreja em Renovação/ Lema: Lembra-se: você também é Igreja.
1965 - Paróquia em Renovação/ Lema: Faça de sua paróquia uma comunidade de fé, culto e amor.
1966 - Fraternidade/ Lema: Somos responsáveis uns pelos outros.
1967 - Corresponsabilidade/ Lema: Somos todos iguais, somos todos irmãos.
1968 - Doação/ Lema: Crer com as mão.
1969 - Descoberta/ Lema: Para o outro, o próximo é você.
1970 - Participação/ Lema: Participar.
1971 - Reconciliação/ Lema: Reconciliar.
1972 - Serviço e Vocação/ Lema: descubra a felicidade de servir.
1973 - Fraternidade e Libertação/ Lema: O egoismo escraviza, o amor liberta.
1974 - Reconstruir a Vida/ Lema: Onde está teu irmão?
1975 - Fraternidade é repartir/ Lema: Repartir o pão.
1976 - Fraternidade e Comunidade/ Lema: Caminhar juntos.
1977 - Fraternidade na Família/ Lema: Comece em sua casa.
1978 - Fraternidade no mundo do trabalho/ Lema: trabalho e justiça para todos.
1979 - Por um mundo mais humano/ Lema: Preserve o que é de todos.
1980 - Fraternidade no mundo das migrações, exigência da Eucaristia/ Lema: Para onde vais?
1981 - Saúde e fraternidade/ Lema: Saúde para todos.
1982 - Educação e Fraternidade/ Lema: A verdade vos libertará.
1983 - Fraternidade e Violência/ Lema: Fraternidade sim, violência não.
1984 - Fraternidade e Vida/ Lema: Para que todos tenham vida.
1985 - Fraternidade e Fome/ Lema: Pão para quem tem fome.
1986 - Fraternidade e Terra/ Lema: Terra de Deus, terra de irmãos.
1987 - A Fraternidade e o Menor/ Lema: Quem acolhe o menor, a mim acolhe.
1988 - A Fraternidade e o Negro/ Lema: Ouvi o clamor deste povo!
1989 - A Fraternidade e a Comunicação/ Lema: Comunicação para a verdade e a paz.
1990 - A Fraternidade e a Mulher/ Lema: Mulher e homem - imagens de Deus.
1991 - A Fraternidade e o Mundo do Trabalho/ Lema: Solidários na dignidade do trabalho.
1992 - Fraternidade e Juventude/ Lema: Juventude - Caminho aberto.
1993 - Fraternidade e Moradia/ Lema: Onde moras?
1994 - A Fraternidade e a Família/ Lema: A família, como vai?
1995 - A Fraternidade e os excluídos/ Lema: Eras tu, Senhor?
1996 - A Fraternidade e a política/ Lema: Justiça e paz se abraçarão!
1997 - A Fraternidade e os encarcerados/ Lema: Cristo liberta de todas as prisões.
1998 - Fraternidade e Educação/ Lema: A serviço da vida e da esperança.
1999 - Fraternidade e Desempregados/ Lema: Sem trabalho... Por quê?
2000 (Ecumênica) - Dignidade humana e paz/ Lema: Novo milênio sem exclusões.
2001 - Tema e Lema: Vida sim, Drogas não!
2002 - Fraternidade e Povos Indígenas/ Lema: Por uma terra sem males!
2003 - A Fraternidade e as Pessoas Idosas/ Lema: Vida, Dignidade e Esperança.
2004 - A Fraternidade e a Água/ Lema: Água, fonte de vida.
2005 (Ecumênica) -A Fraternidade e Paz/ Lema: Felizes os que promovem a paz!
2006 - Fraternidade e pessoas com Deficiência/ Lema: Levanta-te e vem para o meio!
2007 - Fraternidade e Amazônia/ Lema: Vida e missão neste chão.
2008 - Fraternidade e defesa da Vida/ Lema: Escolhe, pois, a vida.
2009 - Fraternidade e Segurança Pública/ Lema: A paz é fruto da justiça.
2010 (Ecumênica) - Economia e Vida/ Lema: Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro.
2011 - Fraternidade e a Vida no Planeta/ Lema: A criação geme como em dores de parto.
2012 - Fraternidade e Saúde Pública/ Lema: Que a saúde se difunda sobre a terra.
2013 - Fraternidade e Juventude/ Lema: Eis-me aqui, envia-me!
Também já está decidida a Campanha da Fraternidade de 2014:
2014 - Fraternidade e Tráfico Humano/ Lema: É para a libertação que Cristo nos libertou.
O canto do Sanctus (Santo)
O Sanctus, ou Santo, é uma das partes mais antigas da missa. Além de fazer parte da Oração Eucarística, está no centro da grande ação de graças, sendo a aclamação mais importante. Conclui o dialogo introdutório e o prefácio, cantado pelo presidente da celebração, que convoca toda a assembléia para unir suas vozes às dos anjos e santos ao cantar o Santo.
Não condiz com o clima festivo do Santo cantá-lo sem entusiasmo, com vozes fracas, é preciso traduzir em música a riqueza bíblica do texto.
O texto de Isaías (6, 3) diz que o canto do Santo, nas vozes dos arcanjos e serafins fazia estremecer as estruturas do templo. Alias, diz o mesmo autor que, se a comunidade cantasse um único cântico, este deveria ser o Sanctus.
Também não condiz com o momento que o Santo seja cantado por apenas uma voz ou pequeno grupo de cantores, mas sim deve ter a participação cantada de toda a assembléia.
O Santo é um hino solene e um aclamação jubilosa. É um canto de expressão vibrante e alegre, como se o céu se abrisse, permitindo-nos vislumbrar a glória do Senhor e participar do coro dos serafins, no seu eterno louvor ao Deus, três vezes santo. Clima de festa e jubilo, o céu como que invade a terra, e esta sobe ao céu, formando o cântico da unidade.
O livro do Apocalipse nos apresenta o Sanctus como aclamação da liturgia celeste (4, 8): dia e noite os anjos não param de repetir "Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus, o Dominador, o que é, o que era e o que deve voltar".
Portanto, o clima deste hino-aclamação deve ser festivo, grandioso e pleno de jubilo, como se fosse o próprio canto do céu.
Por ser bíblico, doxológico e de conteúdo denso, o texto não deve ser alterado ou substituído por outras versões e paráfrase que não corresponda à aclamação bíblica original. Quanto mais fieis os compositores forem ao texto original, mais adequado e litúrgico para ser cantado na celebração.
Recomenda-se que o canto se atenha à própria Aclamação sem se introduzir alterações no texto, mediante paráfrase. (CNBB doc. 79)
Ao cantarmos o Santo, que o nossos corações exultem de alegria unidos numa só voz, formando um festivo coro, proclamando a glória de Deus, que merece todo nosso louvor!
Santo, Santo, Santo! (Êxodo 3, 1-6: Moisés diante da glória do Senhor, pisando em solo sagrado)
Senhor, Deus do Universo! (Isaías 6, 3: Visão de Isaías no Templo. Apocalipse 4,8: A liturgia celeste)
O céu e a terra proclamam a vossa glória. (Isaías 6, 3: O canto dos serafins, unindo céu e terra)
Hosana nas alturas! (Mateus 21, 9; Marcos 11, 10: Entrada de Jesus em Jesrusalém)
Bendito O que vem em nome do Senhor! (Salmos 118, 26; Mateus 21, 9; Marcos 11, 9; Lucas 19, 28: Bênção pronunciada sobre o peregrino; título messiânico, no Novo Testamento)
Hosana nas alturas! (Mateus 21, 9; Marcos 11, 10: Hosana significa "Dá a salvação!", uma aclamação de alegria)
O texto do Sanctus é exclusivamente este! Os demais textos não devem ser usados na Liturgia devido a inserções indevidas feitas no texto original.
A melhor forma de cantar o Santo é a forma direta. Não deve ser substituído por versões tão livres que não correspondam à doxologia bíblica.
Texto de Irmã Miria T. Kolling - religiosa do Imaculado Coração de Maria.
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
Aviso: Troca de Horários - Fevereiro/2013
Lembramos a todos que, no próximo sábado a meia noite acaba o Horário de Verão, atrase o seu relógio 1h.
As missas continuam no mesmo horário.
Horários:
As missas continuam no mesmo horário.
Horários:
* Sexta-Feira:
- 18h/ Igreja Matriz (Nsª de Fátima) - Via-Sacra, do livrinho da Campanha da Fraternidade e Missa.
* Sábado:
- 15h/ Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Prata);
- 17h/ Comunidade Stª Maria Madalena;
- 19h/ Igreja Matriz (Nsª de Fátima).
* Domingo:
-9h/ Igreja Matriz (Nsª de Fátima).
AVISAMOS, TAMBÉM, QUE NO MÊS DE FEVEREIRO NÃO HAVERÁ AS MISSAS DE QUARTA-FEIRA E A NOVENA DA NOSSA SENHORA DA PIEDADE CONTINUA ACONTECENDO NAS MISSA DE SÁBADO, AS 19H.
Semana do Quilo - Fevereiro/2013
Aviso: Via-Sacra, na Quaresma.
Comunicamos a todos que em preparação para a Páscoa, teremos todas as Sextas-Feiras, durante a Quaresma, às 18h, a memória da Via-Sacra de Jesus ao Calvário.
A Via-Sacra começa as 18h e ao final dela continuamos a Santa Missa a partir do Ofertório.
Para acompanhar a Via-Sacra é preciso ter o livrinho da Campanha da Fraternidade de 2013, que se encontra na secretaria no valor de R$1,50.
Também, nas Sextas acontecem a Benção dos Objetos e da Saúde.
Datas das Vias-Sacras na Quaresma:
- 15/02/2013;
- 22/02/2013;
- 1°/03/2013;
- 08/03/2013;
- 15/03/2013;
- 22/03/2013.
AVISAMOS, TAMBÉM, QUE NO MÊS DE FEVEREIRO NÃO HAVERÁ AS MISSAS DE QUARTA-FEIRA E A NOVENA DA NOSSA SENHORA DA PIEDADE CONTINUA ACONTECENDO NAS MISSA DE SÁBADO, AS 19H.
quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013
Aviso Missa de Cinzas
Tema: Fraternidade e Juventude.
Lema: Eis-me aqui, envia-me!
A Missa de Cinzas será hoje as 20 horas, apenas na Comunidade Fátima, não haverá a Santa Missa na Comunidade Stª Maria Madalena e Nsrª Aparecida.
Lembramos também que hoje é dia de JEJUM e ABSTINÊNCIA DE CARNE.
segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013
Cinco Cardeais brasileiros devem participar do Conclave
O Conclave para eleição do próximo papa, sucessor de Bento XVI, deverá ter 119 Cardeais.
Cinco Cardeais brasileiro deverão participar do conclave que se reunirá para eleger o sucessor do Papa Bento XVI, que anunciou nesta segunda-feira que deixará o posto no dia 28 de Fevereiro.
Para poder votar na escolha do Papa, o Cardeal precisa ter menos de 80 anos.
O Brasil tem um total de nove integrantes no Colégio Cardinalício do Vaticano, mas quarto deles já ultrapassaram a idade limite.
Os Cardeais brasileiros que poderão votar são:
- Dom Cláudio Hummes, de 78 anos, Arcebispo Emérito de São Paulo e Prefeito Emérito da Congregação para o Clero.
Natural do Rio Grande do Sul.
Lema: Vós sois todos irmãos.
- Dom Geraldo Majella Agnelo, de 79 anos, Arcebispo Emérito de São Salvador da Bahia
Natural de Minas Gerais.
Lema: A caridade como a fé.
- Dom Odilo Scherer, de 63 anos, Arcebispo de São Paulo.
Natural do Rio Grande do Sul.
- Dom Raymundo Damasceno Assis, de 76 anos, Arcebispo de Aparecida (São Paulo) e Presidente da CNBB.
Natural de Minas Gerais.
Natural de Minas Gerais.
Lema: In Gaudium Domini (Na Alegria do Senhor).
- Dom João Braz de Aviz, de 64 anos, Arcebispo Emérito de Brasília.
Natural de Santa Catarina.
Lema: Todos sejam um.
A lista de eleitores no Conclave tem Cardeais de cerca de 70 países diferentes. Os Cardeais italianos são os de maior número.
Segundo o porta-voz do Vaticano, Frederico Lombardi, o Conclave deverá ser realizado entre 15 e 20 dias após a saída de Bento XVI.
"Devemos ter um novo Papa até a Páscoa", afirmou Lombardi.
Renuncia do Papa Bento XVI - Fevereiro/2013
Caríssimos Irmão,
convoquei-vos para este Consistório não só por causa das três canonizações, mas também para vos comunicar uma decisão de grande importância para a vida da Igreja. Depois de ter examinado repetidamente a minha consciência diante de Deus, cheguei à certeza de que as minhas forças, devido à idade avançada, já não são idôneas para exercer adequadamente o ministério petrino. Estou bem consciente de que este ministério, pela sua essência espiritual, deve ser cumprido não só com as obras e com as palavras, mas também e igualmente sofrendo e rezando. Todavia, no mundo de hoje, sujeito a rápidas mudanças e agitado por questões de grande relevância para a vida da fé, para governar a barca de São Pedro e anunciar o Evangelho, é necessário também o vigor que do corpo quer do espírito; vigor este, que, nos últimos meses, foi diminuindo de tal modo em mim que tenho de reconhecer a minha incapacidade para administrar bem o ministério que me foi confiado. Por isso, bem consciente da gravidade deste ato, com plena liberdade, declaro que renuncio ao ministério de Bispo de Roma, Sucessor de São Pedro, que me foi confiado pela mão dos Cardeais em 19 de Abril de 2005, pelo que, a partir de 28 de Fevereiro de 2013, às 20:00 horas, a sede de Roma, a sede de São Pedro, ficará Vacante e deverá ser convocado, por aqueles a quem tal compete, o Conclave para a eleição do novo Sumo Pontífice.
Caríssimos Irmãos, verdadeiramente de coração vos agradeço por todo o amor e a fadiga com que carregastes comigo o peso do meu ministério, e peço perdão por todos os meus defeitos. Agora confiemos a Santa Igreja à solicitude do seu Pastor Supremo, Nosso Senhor Jesus Cristo, e peçamos a Maria, sua Mãe Santíssima, que assista, com a bondade materna, os Padres Cardeais na eleição do novo Sumo Pontífice. Pelo que me diz respeito, nomeadamente no futuro, quero servir de todo o coração, com uma vida consagrada à oração, a Santa Igreja de Deus.
Vaticano, 10 de Fevereiro de 2013.
BENEDICTUS PP XVI.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
Aviso: Quarta-Feira de Cinzas - Fevereiro/2013
A Quarta-Feira de Cinzas é o Primeiro dia da Quaresma.
As cinzas que os cristãos recebem neste dia é um simbolo para a reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, trajetória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeita a morte.
Ela ocorre quarenta dias antes da Páscoa sem contar os domingos ou quarenta e seis dias contando os domingos.
Seu posicionamento varia a cada ano, dependendo da data da Páscoa.
Missas realizadas tradicionalmente neste dia nas quais os participantes são abençoados com cinzas pelo padre que preside à cerimonia. O padre marca na testa de cada celebrante com cinzas, deixando uma marca que o cristão normalmente deixa em sua testa até o pôr do sol, antes de lavá-la. Esse simbolismo relembra a Antiga Tradição do Médio Oriente de jogar cinzas sobre a cabeça como simbolo de arrependimento perante à Deus.
No Catolicismo Romano é um dia de jejum e abstinência de carne.
ESSE ANO SEGUNDO O CALENDÁRIO CIVIL, A QUARTA-FEIRA DE CINZAS CAIRÁ NO DIA 13 DE FEVEREIRO E CONVIDAMOS A TODOS PARA NESTE DIA PARTICIPAR DA SANTA MISSA DE CINZAS, EM NOSSA COMUNIDADE, AS 20H.
Seminário São José de Gravataí acolhe novos seminaristas para o propedêutico
No ano em que celebra os 75 anos da fundação, o Seminário São José, em Gravataí tem a alegria de acolher mais uma turma de seminaristas. São seis jovens que optam pela caminhada vocacional em busca do sacerdócio.
Em 2013, esta turma participará do Curso Propedêutico, no qual os jovens se preparam espiritualmente e intelectualmente para ingressar no Seminário Maior Nossa Senhora da Imaculada Conceição, de Viamão. Os jovens tambem foram acolhidos pelo Arcebispo Metropolitano Dom Dadeus Grings.
Foram acolhidos seminaristas que pertencem a Arquidiocese de Porto Alegre e a Diocese de Osório.
São eles:
- Luiz Filipe Licidonio - Paróquia Santa Ana (POA);
- André German - Paróquia Senhor Bom Jesus (POA);
- Danton Gabriel Pereira - Paróquia Sata Rita de Cássia (Nova Santa Rita);
- Rafael Henrique da Silva Rodrigues - Paróquia Santa Luzia (Canoas);
- Jackson Willian Fischoder dos Santos - Diocese de Osório;
- Israel Maia Teixeira - Diocese de Osório.
Dízimo - Fevereiro/2013
Neste próximo final de semana, dias 09 e 10 de Fevereiro de 2013, será a Semana do Dízimo.
"O PLANO DO REINO SE ALICERÇA DA FÉ, DO CRER, SE DOAR, DO AMOR E DA PARTILHA. POR ISSO, CONFIANTES EM DEUS É INFINITAMENTE GRATIFICANTE SABER QUE ELE NOS RECEBE, RECEBE NOSSO AMOR E NOSSA PARTILHA. PELA PARTILHA, ACOLHE O DÍZIMO COMO UM PRESENTE QUE O AGRADA E O DEIA FELIZ; A EXEMPLO DA OFERTA DA VIÚVA" (Lc 21, 1-4)
Ajude a nossa Paróquia ofertando o seu agradecimento a Deus.
A Oferta do Dízimo deve ser feita na Celebração, no momento da Preparação das Oferendas.
TORNE-SE UM DIZIMISTA TAMBÉM E FAÇA A SUA CONTRIBUIÇÃO!
Assinar:
Postagens (Atom)