JMJ Rio2013

JMJ Rio2013

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Agosto, mês das Vocações/2012

FIQUE POR DENTRO: SAIBA MAIS SOBRE AS VOCAÇÕES!

A vida te chama. Para onde vais? (Jo 14,6)

Hoje (1º/08) iniciamos o mês de Agosto e este mês é dedicado as vocações em geral. A própria liturgia da Palavra dá pistas sobre o tema principal, sendo que a palavra é o alimento para o povo de Deus. O termo VOCAÇÃO vem do latim - "vocare" e significa chamado.
A vocação, pois é, um chamado que Deus faz à vossa pessoa e dela espera uma resposta. Pode ser um sim ou não. A resposta do chamado de Deus envolve renúncias como também benefícios. É como um tesouro escondido: O Reino dos céus é como um comprador que procura pérolas preciosas. Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vede todos os seus bens e compra essa pérola (Mt 13,44-46).

Primeiro domingo:
É o dia das vocações SACERDOTAIS. Atualmente se comemora o dia das vocações diaconais, melhor dizendo, é o dia das vocações aos ministérios ordenados.

Segundo domingo:
Celebra-se a vocação do pai, por motivo do dia dos pais, o qual é chamado de vocação FAMILIAR. Cada lar cristão é o berço das demais vocações.

Terceiro domingo:
Recordamos a vocação CONSAGRADA: religiosos, religiosas, consagradas e consagrados nos vários institutos e comunidades de vida apostólica ativa e contemplativa. Compreendemos a vocação à vida religiosa consagrada como o encontro entre Deus e a pessoa humana. A pessoa que responde sim, compromete-se alegre e livremente a seguir Jesus Cristo.

Quarto domingo:
Celebramos a vocação LEIGA. É nesta data que comemoramos o Dia do Catequista, daí a comemoração do dia da vocação do cristão leigo na Igreja, seja com sua presença, como também com seu testemunho nos vários ambientes de trabalho e vida.

"Deus quer que todas as pessoas sejam felizes. O caminho da felicidade acontece, quando cada um descobre e cumpre a missão para a qual foi chamado. Isto se traduz as capacidades, dons e convicções próprias de cada pessoa colocados a serviço do Reino de Deus e da Igreja!"

Irmã Cristiane Oliveira, SND.

Nenhum comentário:

Postar um comentário